A trajetória da Escola Normal em Caxias: análise histórico-educacional da AIMCA -Colégio São José (1949 -1972)
Escola Normal. História da educação. Ensino confessional
RESUMO
Este trabalho constitui-se em um estudo de Históriada Educação que
aborda especificamente o Ensino Normal da Instituição Escolar Colégio São José. O
objetivo desta pesquisa é descrever o processo de formação das professoras
normalistas para as escolas primárias no Colégio confessional católico Colégio São
José na cidade de Caxias MA. Neste intuito pesquisou-se o processo de
escolarização das mulheres caxiense ocorrida na escola confessional católica
dirigida pela Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas em Caxias no período
de 1949 a 1972. O recorte temporal adotado nesta pesquisa tomou como referência
para inicio da pesquisa o ano da fundação da Escola Normal São José na cidade de
Caxias e como marco final do período a ser estudadoneste trabalho o ano de 1972,
período em que a escola deixou de ofertar o ensino normal. Como aporte teórico
foram utilizados os referenciais da história cultural, observando-se como conceito
central a história das instituições escolares confessionais. Para consolidação deste
referencial foram utilizados dentre outros autores Le Goff (1987) Louro (2004),
Barros (2005), Lopes (2002), Motta (2008), Magalhães( 2004) e Gatti Júnior (2002).
Utilizamos como procedimento de pesquisa e revisão bibliográfica, a análise
documental (jornais, periódicos, decretos, e documentos produzidos na própria
Escola Normal São José) entrevistas e questionários. Para a obtenção das fontes
empregadas na construção do trabalho de pesquisa, recorremos aos arquivos da
secretaria do colégio São José e aos arquivos particulares das ex-alunas do Curso
Normal do Colégio São José. Foram realizadas, entrevistas com ex- alunas que
estudaram no período de 1949 a 1972. Procuramos mostrar com nossa pesquisa o
modelo educacional e a constituição desta escola confessional para mulheres na
cidade de Caxias. Dentre a conclusão de nossa pesquisa, afirmamos que a
implantação do Colégio Confessional Católico em Caxias é resultado da expansão e
fortalecimento empreendido pela igreja católica no Brasil. O colégio São José
agregava muitos esforços no sentido de formar o sentimento cristão e a moral
religiosa católica em suas ex- alunas, reiterado pelas próprias ex- alunas a ideia de
que o colégio ofereceu-lhes a melhor formação intelectual e humana em razão dos
princípios religiosos morais.