PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS COM PROFESSORES DE DIREITO
Práticas avaliativas dinâmicas. Sentido e significado. Colaboração. Professores de Direito.
O ensino jurídico no Brasil, desde sua implantação em 1827, caracteriza-se pela predominância das tendências tradicional e tecnicista, contribuindo para a formação de bacharéis como meros técnicos reprodutores de leis. As práticas avaliativas realizadas nesse âmbito contribuem para a persistência desse panorama, uma vez que são predominantemente tradicionais, ou seja, servem como instrumento de medição da capacidade dos alunos em reproduzirem o conteúdo transmitido pelos professores. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar as práticas avaliativas de professores que atuam no Curso de Bacharelado em Direito de uma IES privada de Teresina-PI, colaborando para a produção de sentidos e significados sobre práticas avaliativas dinâmicas. Especificamente, objetiva-se caracterizar as práticas avaliativas desses professores e colaborar no sentido de propiciar a expansão de tais práticas e dos sentidos e significados a elas atribuídos. Para alcançar os objetivos, utiliza-se como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico-Dialético, fundamentado em Marx (1983,2001); a Abordagem Sócio-Histórica, pautada em Vigotski (2007) e a Pesquisa Colaborativa fundamentada em Magalhães (2007,2009), Liberali (2008), Desgagné (1998), Ibiapina (2007,2008), Ferreira (2007), entre outros. Utiliza-se como procedimentos metodológicos o encontro colaborativo, a entrevista reflexiva e sessões reflexivas. Para a análise dos dados toma-se por base Ramalho e Resende (2011), tendo como foco a Análise de Discurso Crítica (ADC), adotando-se o discurso como dispositivo teórico. A pesquisa-formação realizada possibilitou, por meio da reflexão crítica e da colaboração, ocorridas na entrevista reflexiva e sessões reflexivas, a expansão de sentidos e significados acerca das práticas avaliativas dinâmicas desencadeando saltos qualitativos na formação das partícipes que geraram possibilidades de transformação das práticas avaliativas e do agir docente das professoras.