UMA VOZ CHAMADA “NÓS”: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO
Ensino médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos.
Este estudo consiste em uma investigação sobre a trilogia: ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos no contexto das políticas educacionais brasileira. Tem como foco o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos (PROEJA), que foi instituído na esfera do Governo Federal, pelo Decreto nº. 5.840/2006, e representou uma possibilidade de integração entre esses três níveis de ensino. Para tanto, foi desenvolvido com a participação de egressos da primeira turma do curso técnico em Informática do PROEJA, do Colégio Técnico de Bom Jesus/PI. Investiga como a formação técnica, em Informática, integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos influenciou o crescimento pessoal e profissional? Esse problema deu origem a várias inquietações que foram refletidas e filtradas, resultando na questão que norteou este estudo. Sendo assim, esta pesquisa buscou responder: Qual a influência da trilogia: Educação Profissional Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, na formação pessoal e profissional dos egressos do Curso Técnico em Informática? Estabelece como objetivo geral analisar a influência da formação técnica de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos para o desenvolvimento profissional e pessoal dos egressos. Especificamente, identifica na voz dos egressos o grau de satisfação resultante da formação adquirida no campo pessoal e profissional. Verifica se a formação profissional técnica integrada ao ensino médio na Modalidade EJA estimulou a continuidade dos estudos. E, reflete as aspirações individuais evidenciadas por meio da formação profissional. Fundamenta-se em Kuenzer (2001), Manfredi (2002). Romanelli (2010), Moura (2012), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2012), entre outros, bem como dos aportes legais que sustentam esta discussão. Como procedimentos metodológicos a pesquisa utiliza a técnica do grupo focal, aplicação de questionários e análise documental. O processo de interpretação dos dados fundamenta-se nos pressupostos do método da Análise de Discurso (AD). Este trabalho revela ser possível que a formação profissional integrada ao ensino médio, especificamente para o público da modalidade EJA, pode garantir uma formação humanística e ao mesmo tempo, para o mundo do trabalho, contribuindo para a superação da situação de exclusão e para elevação da autoestima positiva das pessoas jovens e adultas.