As tendências pedagógicas contemporâneas apontam, nos últimos anos, para o estudo e o desenvolvimento das competências socioemocionais e da educação socioemocional que ganham espaço e aos poucos vão sendo inseridas no ambiente escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os conhecimentos e habilidades a que todos os estudantes devem ter acesso durante a educação básica. Bem como, proporcionar subsídios para uma educação integral e humanizadora que se preocupa em desenvolver emoções e sentimentos, através de um currículo unificado. Nesse contexto, a presente pesquisa partiu da seguinte questão problema: como desenvolver as competências socioemocionais em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral é desenvolver as competências socioemocionais em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está sob a luz das concepções de Zabala e Arnau (2014), Perrenoud (2000), Del Prette (2022), Menezes (2020), Abed (2014), Magalhães (2022), Gardner (1995), Goleman (1999) que abordam sobre as competências e habilidades socioemocionais, além da Base Nacional Comum Curricular (2017), os estudos do Instituto Ayrton Senna (2016) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2015). Acerca da relação ensino e desenvolvimento da aprendizagem, utilizamos Leontiev, Luria e Vigotsky (2017) entre outros. O panorama metodológico da pesquisa tem como aportes as concepções de Minayo (2014) Gatti (2010), Gil (2010), Moreira e Caleffe (2008). A abordagem metodológica é a qualitativo interventivo, tipo estudo de caso, cuja pretensão é entender as ações em seu contexto em que estão inseridas, visando um melhor detalhamento de um ambiente ou uma situação contemporânea, permitindo assim analisar, interpretar e estabelecer similaridades de um determinado fenômeno, contendo também, como suporte o método da pesquisa-ação. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Lindamir Lima da rede municipal de ensino de Teresina – (PI). Os participantes são professores e alunos da instituição. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas e observação participante aplicado aos participantes, através de um projeto de intervenção. Os dados foram organizados, categorizados e analisados com base na análise de conteúdo proposto por Bardin (2022) e Minayo (2014) interpretados através do método hermenêutico-interpretativo proposto por Minayo (2014) e Stein (2015). O estudo revela que o uso de estratégias de aprendizagem com foco para o desenvolvimento das competências socioemocionais no âmbito das escolas públicas contribui significativamente na formação dos alunos, uma vez que estas estejam articuladas às competências cognitivas, e promova sentido e significado nas aprendizagens dos alunos para sua formação integral.