Formação inicial de professores e oferta educacional na rede estadual de educação Piauí
Formação inicial; Déficit docente; Rede estadual de ensino; Educação básica.
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre oferta e demanda de docentes na rede pública estadual de ensino do Piauí, com vistas a investigar possíveis déficits de professores com formação inicial específica para atuar no ensino médio e apontar possíveis causas. Para o alcance deste objetivo, foram sistematizados os dados sobre formação acadêmica e área de atuação dos profissionais do magistério público da Educação Básica na rede estadual de ensino do Piauí do ano de 2012 e construídas séries históricas sobre oferta e demanda de profissionais formados em 12 cursos de licenciatura, de graduação plena, para atuarem na educação básica, compreendendo período de 2001 a 2011, correspondendo à vigência do Plano Nacional de Educação, Lei n° 10.172/01. Os procedimentos metodológicos se basearam em análise documental (legislação, editais de concurso, diário oficial e outros) e nas informações estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), especificamente os microdados do Censo Escolar de 2012, mediante uso do software SPSS (Startical Package for the Social Siences) para a extração e organização de dados para fins da pesquisa. Para a organização dessa série histórica, utilizaram-se dados do Censo da Educação Superior, que foram disponibilizados pela equipe técnica do INEP em planilha do Excel. Os procedimentos metodológicos contribuíram para explicar a questão do déficit de professores, assunto que vem provocando discussões no meio acadêmico e demais setores da sociedade civil organizada, movendo políticas públicas voltadas à formação de professores no Brasil. Tais políticas são avaliadas por estudiosos que são referências para a construção do presente trabalho, dentre eles Gatti (1997, 2009,2011), Freitas (2004, 2007, 2012), Barreto (2009), Lemos (2009), Ristoff (2012) e Kussuda (2012), pois apontam para uma significativa perda de interesse dos jovens pela carreira docente no magistério básico no Brasil, especialmente quando analisam os altos índices de evasão nos cursos. Há evidências de que, mesmo após concluírem seus cursos, alguns jovens migram para outros campos de trabalho, optando, na maioria das vezes, por serviços burocráticos (na esfera educacional ou em outras áreas), incluindo ainda aqueles que optam pela docência no ensino superior. A pesquisa ora apresentada corrobora com esses estudos, evidenciando os dilemas históricos que os profissionais docentes vivem no Brasil e no Piauí. Neste caso, embora seja evidente a ampliação de cursos e vagas nas licenciaturas, a relação entre ingressantes e diplomados pelas Instituições de Ensino Superior denota alto grau de evasão, cujas causas podem estar relacionadas à desvalorização da carreira do magistério no Estado, uma vez que a pesquisa trouxe como resultado, na série histórica construída, a oferta de novos postos de trabalho para docentes, sem que houvesse licenciados qualificados para a ocupação das referidas vagas, ocasionando, por conseguinte, o déficit de docentes ora analisados.