Aprendizagens docentes no ensino superior: narrativas de professores de língua inglesa
Palavras-Chave: Aprendizagens Docentes; Prática Educativa; Ensino Superior; Professores de Língua Inglesa; Narrativas.
MAIA, Sidclay Ferreira. Aprendizagens docentes no ensino superior: narrativas de professores de língua inglesa. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.
RESUMO
A discussão e os estudos acerca da formação e, principalmente, da prática educativa do professor, em especial os relacionados ao ensino superior, apontam para a necessidade de seu redirecionamento na perspectiva de superação da racionalidade técnica bem como no sentido de articulação entre teoria e prática, compreendendo que a prática educativa do professor requer considerar a necessidade de articulação entre as dimensões humana, técnica, social e ética. Nessa perspectiva, considerando a importância dessa temática e a vivência como professor, elegi como objeto de estudo as aprendizagens docentes de professores de inglês do Curso de Licenciatura em Letras Inglês. O estudo foi orientado pela questão problema: Que aprendizagens docentes são construídas por professores de Inglês da Universidade Federal do Piauí na perspectiva do redimensionamento da prática educativa? Para responde à questão de pesquisa estabelecemos como objetivo geral: Investigar a construção das aprendizagens docentes de professores do Curso de Letras Inglês da UFPI, na perspectiva de redimensionamento da prática educativa. A partir do objetivo geral delineamos como objetivos específicos: 1) Identificar aprendizagens docentes construídas por professores do ensino superior - Letras Inglês no contexto da prática educativa; 2) Caracterizar o redimensionamento da prática educativa a partir das aprendizagens docentes; 3) Analisar as aprendizagens docentes como fonte de autoformação e de reflexão sobre a prática educativa. Para embasar teoricamente a pesquisa, nos fundamentamos em autores como: Brito (2011), Mizukami (2002), Garcia (2002), Josso (2004), Souza (2001), Clandinin e Connely (2000) (2004), Pimenta e Anastasiuou (2005), Nóvoa (1992) (2002), Leffa (2007), Paiva (2003), Celani (2004), dentre outros. A opção metodológica foi a pesquisa narrativa com a utilização de Entrevistas Narrativas e as Cartas Pedagógicas como técnicas de produção de dados. Participaram como interlocutoras do estudo três professoras efetivas do Curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portela, na cidade de Teresina-PI. Os eixos temáticos de análise das entrevistas narrativas utilizados foram: 1) Professor de inglês no ensino superior; 2) Aprendizagens docentes construídas na prática educativa; 3) Aprendizagens docentes e o redimensionamento da prática educativa; 4) Aprendizagens docentes como fonte de autoformação e reflexão sobre a prática educativa. Cada um dos eixos temáticos possui dois respectivos indicadores de análise. No plano de análise dos dados, recorreu-se à análise do conteúdo proposta por Pourier et al (2006). A partir da análise das narrativas das professoras, foi possível evidenciarmos, que a prática educativa das professoras está marcada pela oscilação entre movimentos de criação e de reprodução, indicando que o aprender a docência acontece na relação entre o fazer cotidiano e as relações que as professoras buscam estabelecer com seus pares.