FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
Educação de jovens e adultos. Formação contínua. Implicações políticas e pedagogicas. Professor da EJA.
O trabalho de investigação ora apresentado tem como objeto de estudo a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e suas implicações políticas e pedagógicas. O interesse por essa temática decorre de interesses pessoais e de experiência docente tanto de trabalho como de pesquisas anteriores. A proposta pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Em que medida a formação contínua do professor da EJA contribui para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar? O objetivo desse estudo é analisar a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e sua contribuição para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar. A essência do trabalho consiste em compreender os reflexos da formação contínua na prática pedagógica, com vistas ao enfrentamento dos desafios e dificuldades no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da pesquisa colaborativa. Para coletar os dados foram utilizados o questionário, a entrevista, o diário de campo e os Círculos de Colaboração Reflexivos realizados com dezesseis profissionais dessa modalidade de ensino do município de Pedreiras/MA. Esses dados foram organizados em categorias e analisados sob a técnica francesa de Análise de Discurso, proposta por Pêcheux (2006). De acordo com essa investigação, constatamos que a formação proporcionada aos profissionais dessa modalidade de Ensino apresentou significativa contribuição no sentido de redirecionar suas práticas. A partir do envolvimento nos Círculos de Colaboração Reflexivos, os educadores de jovens e adultos desenvolveram a reflexividade sobre suas ações, conscientizando-se que as práticas pedagógicas precisam ser repensadas para trabalhar na sala de aula.