Notícias

Banca de DEFESA: REJANE DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 14/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de jovens e adultos. Formação contínua. Implicações políticas e pedagogicas. Professor da EJA.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

O trabalho de investigação ora apresentado tem como objeto de estudo a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e suas implicações políticas e pedagógicas. O interesse por essa temática decorre de interesses pessoais e de experiência docente tanto de trabalho como de pesquisas anteriores. A proposta pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Em que medida a formação contínua do professor da EJA contribui para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar? O objetivo desse estudo é analisar a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e sua contribuição para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar. A essência do trabalho consiste em compreender os reflexos da formação contínua na prática pedagógica, com vistas ao enfrentamento dos desafios e dificuldades no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da pesquisa colaborativa. Para coletar os dados foram utilizados o questionário, a entrevista, o diário de campo e os Círculos de Colaboração Reflexivos realizados com dezesseis profissionais dessa modalidade de ensino do município de Pedreiras/MA. Esses dados foram organizados em categorias e analisados sob a técnica francesa de Análise de Discurso, proposta por Pêcheux (2006). De acordo com essa investigação, constatamos que a formação proporcionada aos profissionais dessa modalidade de Ensino apresentou significativa contribuição no sentido de redirecionar suas práticas. A partir do envolvimento nos Círculos de Colaboração Reflexivos, os educadores de jovens e adultos desenvolveram a reflexividade sobre suas ações, conscientizando-se que as práticas pedagógicas precisam ser repensadas para trabalhar na sala de aula.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/11/2012 14:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb17.ufpi.br.instancia1 04/11/2024 18:33