• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THALYTA PEREIRA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALYTA PEREIRA OLIVEIRA
DATA: 31/07/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório da química
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COPOLÍMERO ANILINA-MELAMINA


PALAVRAS-CHAVES:

Polianilina, Resina de Melamina, Síntese


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Polímeros e Colóides
RESUMO:

A síntese de polianilina não leva a formação de um polímero solúvel e processável, por isso diversas modificações na síntese foram e continuam sendo objeto de estudos. Devido a disponibilidade de grupos amino (NH2) na estrutura da melamina, essa substancia apresenta-se favorável a copolimerização  com anilina. Este trabalho está fundamentado na síntese do copolímero de anilina melamina que apresente propriedades de polímero condutor e processabilidade e sua caracterização. As condições para obtenção do copolímero foi determinada pela realização de diversos experimentos. Inicialmente foi obtido o TMM através da reação de melamina com formaldeído (1:3), catalisada por base (NaOH). A reação de copolimerização anilina/ melamina (1:1) foi realizada sob condições variadas de Temperatura, tempo de reação e pH. O material obtido de cor verde, de pálido a intenso, foi filtrado e lavado com acetona e em seguida submetido a vácuo para secar. O FT-IR foi comparado às dos polímeros de melamina e de anilina nas quais pode se verificar as mudanças nas bandas características. Nas análises de UV-vis identificou-se a trasição eletrônica em função tanto de pani quanto de resina de melamina, o que foi confirmado pelo Raman onde constatou-se a diminuição da intensidade das bandas na região de 250 a 1500 nm, consequência da diminuição da interação entre cadeias. No MEV as imagens apresentam diferenças na morfologia do copolímero devido a presença de TMM. A síntese do copolímero apresentou um rendimento variado de acordo com a metodologia de síntese. O copolímero dissolveu-se em NMP. As análises de FT-IR, MEV, Raman e UV-vis indicam a formação do copolímero. As análises sugerem que características dos polímeros estão presentes no copolímero. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2549060 - CARLA EIRAS
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Presidente - 423287 - JOSE RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
Interno - 1722880 - JOSY ANTEVELI OSAJIMA
Notícia cadastrada em: 09/07/2014 15:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb17.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 22:21