Ensinar e aprender matemática ainda é visto por professores e alunos como atividades
complexas durante o processo de ensino-aprendizagem. A dificuldade apresentada
por alunos nesse processo é evidenciada nos dados divulgados pelo Sistema Nacional
de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o qual apresenta rendimentos muito baixos
na disciplina. Essas dificuldades podem ser oriundas de transtornos do
neurodesenvolvimento, dentre os quais está a discalculia. Ela é caracterizada pelas
dificuldades na aprendizagem da matemática e nos seus conceitos fundamentais. O
objetivo dessa pesquisa de mestrado é desenvolver e avaliar o DyscalcGame, um jogo
sério para dispositivos móveis que tem o intuito de apoiar o processo de ensino-
aprendizagem de indivíduos com discalculia. A implementação dos elementos e
mecânicas de jogo foram realizadas baseando-se em recomendações da literatura e
por um processo de co-design com a participação de desenvolvedores de jogos
digitais, profissionais da saúde, educação, e alunos. O jogo será avaliado por
estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem de matemática, ou que
tenham sido diagnosticados com discalculia. Espera-se que essa pesquisa contribua
no processo de aprendizagem de matemática, principalmente de alunos discalcúlicos,
inserindo uma tecnologia de jogos sérios como parte de metologias ativas em sala de
aula.