Seminários Setembrinos 2024

Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) realizou a edição anual dos "Seminários Setembrinos". O evento, voltado para a formação complementar dos discentes e aberto a convidados externos, trouxe à tona discussões inovadoras em biotecnologia, envolvendo temas como vesículas extracelulares, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares, obesidade e a COVID-19. A programação variada contou com palestras de pesquisadores renomados, apresentações de startups e exposições de projetos acadêmicos desenvolvidos pelos discentes do PPGBiotec. A abertura do evento ocorreu no Auditório Leste com uma recepção aos participantes, seguida da palestra do Prof. Dr. João Alfredo de Moraes (UFRJ), que abordou "O fantástico mundo das vesículas extracelulares". Encerrando a manhã do primeiro dia, o Prof. Dr. Lucas Nicolau, vice-coordenador do PPGBiotec, discutiu a relação entre a proteína Spike do SARS-CoV-2 e o trato gastrintestinal.

No segundo dia, as atividades concentraram-se nas apresentações de projetos de pesquisa dos discentes de pós-graduação, tanto na parte da manhã quanto à tarde, com temas variados que refletem a diversidade de linhas de pesquisa do PPGBiotec. A interação entre os discentes e pesquisadores convidados possibilitou o debate e a troca de experiências, ampliando a formação dos participantes. As apresentações serviram como uma oportunidade para os alunos receberem feedbacks valiosos e expandirem sua rede de contatos acadêmicos e profissionais externos ao programa como membros avaliadores. Além disso, o evento proporcionou momentos de interação social, como coffee breaks e apresentações culturais, reforçando o ambiente colaborativo que caracteriza o PPGBiotec. No terceiro dia, as palestras focaram em saúde mental e ilustração científica, temas fundamentais para a vida acadêmica e a comunicação científica. A palestra do Prof. Dr. Leonardo Peres sobre a importância da ilustração científica para a divulgação de pesquisas foi um dos destaques, seguida de uma abordagem sobre saúde mental e bem-estar na pós-graduação, conduzida pelo professor e psicólogo Renato Mendes, que ofereceu orientações práticas para o equilíbrio emocional dos discentes e discentes presentes no evento, destacando as boas reflexões sobre o alinhamento de expectativas na jornada acadêmica.

O encerramento dos "Seminários Setembrinos 2024" foi marcado pela entrega das menções honrosas aos melhores trabalhos apresentados pelos discentes. Ayslan Batista Barros conquistou o primeiro lugar, seguido por Esley da Silva Santos em segundo e Luiz Fernando Lopes Soares Teixeira em terceiro. A cerimônia ocorreu após a palestra do Prof. Dr. Francisco Sandro Menezes (Unifesp), abordando o tema de abordagens farmacológicas e não-farmacológicas de cardioproteção. Logo após, uma roda de conversa inspiradora sobre empreendedorismo foi conduzida entre os representantes das startups "Delta Medicine", "SpiProtein", "I Health BR" e "StartSensors", destacando o potencial do PPGBiotec como celeiro de novas ideias e base para o desenvolvimento de startups. Ao final do evento, o Prof. Dr. Lucas Nicolau, vice-coordenador do PPGBiotec, destacou a importância do programa no ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O evento não apenas cumpriu seu papel de contribuir para a formação dos alunos do programa, mas também atraiu a curiosidade de discentes de outros programas e cursos de graduação externos à UFDPar reiterados pela participação assídua no evento. Ademais, reforçou a relevância do PPGBiotec como um polo de inovação e excelência científica, preparando os discentes para enfrentar os desafios contemporâneos na área da biotecnologia aplicada em áreas distintas do conhecimento.

Notícia cadastrada em: 24/09/2024 11:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 05/10/2024 15:19