A presente investigação norteou-se pelo seguinte problema de pesquisa: Como os estudantes do ensino médio integral dos Institutos Federais do Piauí- IFPI`s, do Teresina central e campus de Picos- PI, compreendem suas ideações e tentativas suicidas, entre os anos de 2019 a 2022? Elaborou-se as seguintes perguntas como questão norteadora de trabalho: Como a pandemia influencia as ideações e tentativas de sucídio1 dos jovens estudantes do ensino médio do campus de Teresina central e Picos do IFPI`s? Qual a relação dessas ideações destes discentes do ensino médio dos institutos federais com o ambiente escolar? Como a instituição lida com os discentes que possuem ideações suicidógenas? A pesquisa tem como objetivo compreender como os jovens estudantes da instituição escolar dos Institutos Federais do Piauí, nos campos de Teresina Central e Picos, referente ao período de 2019 a 2022 entendem suas ideações e tentativas de suicídios. Portanto, os objetivos específicos são: identificar como a pandemia influencia as ideações e tentativas de suicídio dos jovens estudantes do ensino médio do campus de Teresina central e picos do IFPI`s, apontar a relação dessas ideações destes discentes do ensino médio dos institutos federais com o ambiente escolar, identificar como a instituição lida com os discentes que possuem ideações suicidógenas. Neste estudo lança-se luz para o fenômeno entre alunos do Ensino Médio Integrado na faixa etária entre quinze e dezoito anos. As categorias teóricas trabalhadas nesse texto são: Suicídio, Juventudes, Educação técnica e Pandemia. A pesquisa é, predominantemente, qualitativa, com a utilização de instrumentos, tais como: diário de campo e entrevista com tópicos-guias ou não diretivas. A investigação analisará o discurso dos sujeitos alunos, professores, psicólogos e utilizará o método o compreensivo. O pressuposto do trabalho é que as ideações suicidas dos estudantes do campus de Teresina Central e Picos do Instituto Federal do Piauí possuem uma relação de descompasso entre a escola/conteúdos/a vida e os próprios discentes, ou seja, a escola estaria na modernidade sólida e os jovens alunos estariam na modernidade Líquida para usar as categorias teóricas de Bauman (2001). A presente investigação analisará a condição juvenil, como um dos seus elementos principais, na qual traremos conceitos de juventudes e interdisciplinaridade de juventude que nortearam o entendimento empírico dos sujeitos investigados.