Desde os primórdios da civilização humana, o trabalho tem sido uma categoria fundamental, sendo essencial para a subsistência ao prover os meios de obtenção de alimentos. Com o avanço das transformações sociais e tecnológicas, especialmente no contexto do sistema capitalista, o trabalho assumiu uma nova dimensão, tornando-se uma fonte primária de obtenção de recursos financeiros para cumprir obrigações e garantir a sobrevivência. No entanto, esse cenário também trouxe consigo formas de exploração laboral, incluindo o preocupante fenômeno do trabalho infantil. Este estudo tem como objetivo geral compreender os efeitos do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes no ambiente escolar municipal de Oeiras-PI, bem como a amplitude das políticas públicas voltadas à prevenção e erradicação do trabalho infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise de documentos, durante um estudo de campo realizado nas escolas e na secretaria de educação da região rural de Oeiras-PI. O embasamento teórico desta pesquisa é fundamentado nos estudos de Karl Marx (1988), Pierre Bourdieu (1987), Ricardo Antunes (1999), Émile Durkheim (2007) e José de Souza Martins (2021) além de dados fornecidos por organizações como a UNICEF e a OIT. Busca-se, com este trabalho, contribuir para a erradicação do trabalho infantil, evidenciando a importância dessa temática. Destaca-se que o engajamento dos professores e coordenadores escolares desempenhou um papel crucial na mitigação dessa problemática na localidade estudada.