O início de uma plantação, assim como o início de um trabalho, já parte de algum resultado de estudos e pesquisas anteriores, buscando oferecer no seu ápice, uma colheita de novos resultados. Para o presente construiu-se uma pesquisa qualitativa em duas etapas, com objetivo de compreender os impactos sociais e científicos resultantes das pesquisas de mulheres camponesas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí, em Picos, assim como a sequência (ou não) na qualificação profissional. A primeira etapa consistiu em revisão bibliográfica integrativa de quinze trabalhos de conclusão de curso disponíveis na biblioteca do campus e a segunda etapa em dez entrevistas semiestruturadas. Justifica-se pela importância de avaliarem-se os impactos científicos das produções acadêmicas de mulheres camponesas a partir dos trabalhos de conclusão de curso e o interesse de mulheres camponesas em dar continuidade na qualificação profissional ou não, apresentando assim um impacto social para o território e para o estado, bem como pela proximidade da proponente com movimentos campesinos e por vivenciar a realidade do território. O estudo suporta-se em teóricos como Cara (2019), Melo (2019), Silva & Lopes (2023), Faleiro & Farias (2017), Durkheim (1975), entre outros. Acredita-se que o presente estudo possa contribuir com o desenvolvimento de diagnóstico da realidade do impacto social e científico das produções e qualificação profissional de mulheres camponesas graduadas na LEdoC, em Picos.