IDENTIDADES SOCIOCUTURAIS NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE RURAL QUILOMBOLA CUSTANEIRA/TRONCO MUNICÍPIO DE PAQUETÁ - PI, BRASIL.
Identidades quilombolas na contemporaneidade. Quilombos contemporâneos.
Etnicidade. Territorialidade. Custaneira/Trono.
O presente trabalho de Dissertação situa-se no campo das identidades
culturais na atualidade e, dentro deste, os territórios dos quilombos contemporâneos e suas
identidades multifacetárias, a partir do gênero e da especificidade de sua territorialidade e da
etnicidade que lhe toca. Tem como objetivo perseguir as perguntas e as respostas possíveis a
estas: Quais são as identidades que se inscrevem e se apresentam na comunidade quilombola
de nossos dias, na realidade piauiense e na realidade específica da Comunidade Rural
Quilombola Custaneira/Tronco, município de Paquetá – PI, e como essas identidades estão
relacionadas com os acontecimentos fora da comunidade quilombola Custaneira/Tronco, e
fora do Piauí? Quais são os processos de construções dessas identidades, ou seja, como essas
identidades foram construídas durante a história de vida das pessoas, das famílias e da
comunidade? Quais são os acontecimentos ou as “coisas” que serviram e/ou ainda servem
como alicerces ou como motivos – por afirmação, por negação, por resistência e/ou
acomodação - para a construção dessas identidades e desse território? Quais os significados e
os sentidos que essas identidades e esse território tinham para a comunidade Custaneira/
Tronco? Quais são os novos significados e os novos sentidos que essas identidades e esse
território têm para a Comunidade Custaneira/Tronco, levando em consideração as histórias
contadas pela população quilombola pesquisada, bem como as informações e histórias
construídas do lado de fora do grupo da comunidade Custaneira/Tronco, mas que se
comunicam com a construção, manutenção e reconfiguração das fronteiras étnicas da
comunidade quilombola Custaneira/Tronco? Em observação, os elementos (materiais e
simbólicos) da dimensão econômica/produtiva, do meio físico-natural, da infraestrutura, das
estéticas, das religiosidades e religiões, das formas de organizações, das relações internas e
externas do grupo sociocultural e outras expressões e representações consideradas
importantes para os processos identitários e sua territorialidade. O lugar (material e subjetivo)
estratégico da construção desta Dissertação firmou nas interações etnográficas presenciais e
as subjetividades do pesquisador com a Comunidade Rural Quilombola Custaneira, no
município de Paquetá - PI, de onde apreendo o conteúdo do texto apresentado com esta obra
acadêmica, em diálogo com as identidades e a territorialidade desta comunidade negra-