O trabalho trata das reflexões acerca dos sentidos atribuídos pelos estudantes do ensino médio da Unidade Escolar Dom Severino, em Teresina – PI, sobre a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A escola escolhida para o desenvolvimento do estudo é uma escola estadual que atende alunos do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio, contando com 119 anos, estando localizada na zona norte de Teresina, na avenida Alameda Parnaíba, nºn775 no bairro Vila Operária. Constitui-se num estudo qualitativo, inicialmente na perspectiva metodológica da reflexibilidade de Giddens (2003) a partir dos sentidos atribuídos por esses jovens em relação à utilização das tecnologias digitais, no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando reflexões baseadas na proposição de que a estrutura, representada pela escola, pode ser tanto facilitadora quanto coerciva nesse processo de aquisição de conhecimentos, em virtude da relação inerente entre estrutura e agência, na análise dos sentidos atribuídos pelos diferentes agentes sociais a serem abordados nesse estudo. Com essa finalidade, como instrumento de construção de dados será utilizado o “mapa de associação de ideias de Spink” (2010) no intuito de visualizar os conteúdos presentes nas práticas discursivas e na produção de sentidos no cotidiano dos jovens, agentes sociais, coletados através de entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, ressalta-se a possibilidade do estudo sociológico, através de elementos construídos em sociedade, tais como as categorias a serem abordadas nessa pesquisa, não somente através da teia simbólica do universo linguístico, mas, possibilitando ao pesquisador, o deslocamento do universo linguístico para verificar a construção de sentidos que se atribui acerca do real. Como importância social, esse tema torna-se relevante no sentido de promover um estudo científico relacionado à utilização das tecnologias digitais pelos jovens, sua relevância na formação docente e discente e na promoção da inclusão digital ao discutir a cibercultura na educação de jovens a partir da utilização das tecnologias digitais no espaço escolar. Podendo também contribuir para construção de mecanismos sociais que viabilizem a inclusão digital e a utilização positiva do ciberespaço, como também a construção de políticas públicas e projetos pedagógicos voltados para as juventudes.