Banca de DEFESA: PEDRO JOSÉ DE SOUSA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO JOSÉ DE SOUSA SANTOS
DATA: 30/09/2024
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: “ENQUANTO UNS ESTUDAM, OUTROS TÊM QUE PLANTAR”: políticas sociais e educação na erradicação da exploração do trabalho infantil na “zona rural” de Oeiras-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho infantil; ruralidades; Politicas Publicas; Educação.
ÁREA: Sociologia

Com a progressão das mudanças sociais e tecnológicas, particularmente dentro da estrutura do sistema capitalista, o trabalho adquiriu um novo significado, emergindo como o principal meio de garantir recursos financeiros para cumprir responsabilidades e garantir a sobrevivência. No entanto, esse cenário também deu início a casos de exploração do trabalho, incluindo a ocorrência de trabalho infantil. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes no ambiente escolar municipal de Oeiras-PI, bem como a amplitude das políticas públicas voltadas à prevenção e erradicação do trabalho infantil. Nesse sentido, o estudo se caracteriza enquanto qualitativo, em que se realizou uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática central. Além disso, informações foram coletadas na pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com conselheiros tutelares, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Educação e os Agentes Comunitários de Saúde e professores, todos de Oeiras, além de representantes das autoridades estaduais, os dados foram examinados a partir da Análise de Conteúdo e teve-se como resultado que casos de exploração do trabalho infantil embora não notificados existem, mas que para além das políticas públicas existentes, o olhar humano dos professores perante aos alunos foi de fundamental importância para erradica-los. Com isso, observou-se que que o engajamento dos professores e coordenadores escolares desempenha um papel crucial na mitigação dessa problemática na localidade estudada.

Externo à Instituição - EMILENE LEITE DE SOUSA - UFPB
Interno - 1217067 - ERIOSVALDO LIMA BARBOSA
Presidente - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Notícia cadastrada em: 04/09/2024 09:58