Aplicação de Redes Veiculares para a Redução do Tempo Médio de Viagem dos Veículos
Redes Veiculares, simulação, congestionamento de veículos
O constante aumento dos congestionamentos de trânsito em grandes cidades causam impactos negativos em diversas áreas. Os Sistemas Inteligentes de Transporte são vistos como uma das principais alternativas para diminuir estes congestionamentos (ajuste dinâmico nos temporizadores de semáforos, monitoramento de tráfego,
etc). Com isso, diversas soluções para o monitoramento de tráfego baseadas na comunicação entre veículos através do padrão 802.11p vem sendo propostas. Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre as principais soluções para a redução de congestionamentos utilizando Redes Veiculares. As comunicações nas
redes veiculares podem ocorrer de veículo para veículo (V2V) ou de veículo para infraestrutura (V2I). Acredita-se que na fase inicial do uso das tecnologias de redes veiculares a quantidade de infraestruturas existentes para a realização da comunicação V2I seja reduzida. Com isso, a proposta deste trabalho de mestrado é um
estudo de avaliação de desempenho das soluções encontradas que visam reduzir o tempo de viagem dos veículos e que utilizam apenas a comunicação V2V. Por fim, é apresentado um protocolo proposto para estimar, sinalizar e reduzir de forma colaborativa os níveis de congestionamento usando comunicação V2V. Foi realizado um
estudo de avaliação de desempenho inicial onde o protocolo proposto foi comparado com uma solução presente na literatura, obtendo um melhor desempenho em termos de overhead de sinalização. Através do mesmo estudo verificou-se a eficiência do protocolo em reduzir os congestionamentos nos cenários avaliados.