Um Protocolo de Redes Veiculares com Baixo Overhead de Comunicação para a Redução do Tempo Médio de Viagem dos Veículos
Palavras-chaves: congestionamento de trânsito, redes veiculares, vanets
Os aumentos dos congestionamentos de trânsito em grandes cidades causam impactos negativos em diversas áreas, como na saúde e economia. Os Sistemas Inteligentes de Transporte, que utilizam tecnologias como laços indutivos, Sistema de Posicionamento Global (Global Position System - GPS), câmeras de vídeos, sensores e comunicação sem fio, são vistos como uma das principais alternativas para diminuir estes congestionamentos (ajuste dinâmico nos temporizadores de semáforos, monitoramento de tráfego, etc). Com isso, diversas soluções para o controle de congestionamentos baseadas na comunicação entre veículos vêm sendo propostas. Uma das tecnologias utilizadas para a comunicação no ambiente veicular são as redes veiculares. As comunicações nas redes veiculares podem ocorrer de Veículo para Veículo (V2V) ou de Veículo para Infraestrutura (V2I). A instalação e manutenção de infraestruturas necessárias para cobrir completamente as áreas urbanas pode apresentar altos custos. Com isso, este trabalho apresenta um novo protocolo de baixo overhead que utiliza a comunicação V2V da tecnologia de redes veiculares. Em outras palavras, o protocolo é independente de infraestruturas externas. O objetivo do protocolo é reduzir o tempo médio de viagem dos veículos garantindo um baixo overhead de comunicação na rede veicular. Foi realizado um estudo de avaliação de desempenho com o objetivo de comparar a solução proposta com os trabalhos relacionados. O protocolo proposto apresentou o melhor desempenho em termos de overhead de sinalização. Nos cenários com maior demanda de tráfego, a quantidade de mensagens geradas pelo protocolo proposto foi aproximadamente 43% menor que o segundo melhor resultado e 80% menor que o protocolo que apresentou o pior desempenho. Por meio do mesmo estudo verificou-se a eficiência do protocolo em reduzir os congestionamentos nos cenários avaliados. Foi obtida uma redução de até 22% no tempo médio de viagem dos veículos. Palavras-chaves: congestionamento de trânsito,