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Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIAO GALENO PEREIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEBASTIAO GALENO PEREIRA FILHO
DATA: 09/09/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 260 - Departamento de Computação
TÍTULO:

Avaliação de Desempenho de Cenários Baseados em Traces Reais para Estudo de Protocolos que Buscam Reduzir Congestionamento das Vias


PALAVRAS-CHAVES:

Redes veiculares. congestionamentos de tráfego. traces de tráfego real


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O crescente número de veículos nas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos, provoca alguns problemas de mobilidade. Um desses problemas é o congestionamento de trânsito que causa stress aos motoristas, grandes prejuízos financeiros para o país e prejuízos ambientais relacionados à emissão do dióxido de carbono (CO2). Para auxiliar na detecção e redução de congestionamentos têm sido propostos Sistemas Inteligentes de Transportes utilizando redes veiculares. As redes veiculares (VANETs - Vehicular Ad hoc NETworks) são um tipo especial de rede móvel ad hoc (MANET, Mobile Ad hoc NETwork) cuja principal característica é a capacidade dos veículos comunicarem entre si. Assim, por meio das redes veiculares, pode-se criar aplicações para gerenciar os congestionamentos de tráfego existentes e consequentemente reduzir o tempo de viagem dos veículos. Neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação que trata-se de um protocolo para controle de congestionamentos de tráfego baseado nas redes veiculares utilizando o padrão IEEE 802.11p. Por meio de simulações, utilizando cenário e tráfego sintético, verificou-se o desempenho do protocolo em detectar e divulgar as informações de congestionamentos e reduzir o tempo de viagem dos veículos. Contudo, para atestar que esse tipo de aplicação é eficiente e pode ser utilizada por milhões de motoristas ao redor do mundo é preciso certificar-se que esta aplicação funciona, validando-a por meio de experimentos mais próximos de um ambiente real. De acordo com a literatura consultada, os experimentos que fazem o uso de cenários e traces de tráfego real têm sido utilizados como uma alternativa aos experimentos reais para validar aplicações de monitoramento e controle de congestionamentos de tráfego. Apesar do uso de traces ser uma ótima maneira de validar esses protocolos em redes veiculares, nem todos os cenários e traces de tráfego real são adequados para validar as aplicações que gerenciam congestionamentos de tráfego. Com isso, A proposta deste trabalho de mestrado é um estudo de avaliação de desempenho para investigar quais são os cenários e traces de tráfego real presentes na literatura mais adequados para validar protocolos de controle de congestionamentos de tráfego em redes veiculares..

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 1632667 - ANDRE MACEDO SANTANA
Externo ao Programa - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 30/08/2016 11:20
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