Do ponto de vista técnico, um jogo pervasivo pode ser comparado a uma aplicação sensível ao contexto direcionada para plataformas móveis como, por exemplo, smartphones. Consequentemente, o desenvolvimento desses jogos apresenta desafios técnicos relacionados aos domínios das aplicações móveis e sistemas sensíveis ao contexto. A possibilidade da existência de erros e imprecisões em dados contextuais é uma limitação inerente dos sensores utilizados para realizar medições. De modo geral, o desenvolvedor de uma aplicação sensível ao contexto precisa estar ciente dos riscos envolvidos em utilizar dados obtidos por sensores, e ser capaz de preparar a aplicação para resistir a falhas presentes nesses dados. A proposta deste trabalho consiste em uma biblioteca voltada para a manipulação de dados contextuais em jogos pervasivos móveis. A biblioteca é baseada em um modelo conceitual orientado a objetos que define um conjunto de entidades para representar as informações contextuais ao longo dos processos de aquisição e interpretação contextual determinados pelo modelo. Especificamente, essa biblioteca deve ser capaz de encapsular e abstrair detalhes do processamento de dados contextuais, separar a lógica das etapas de aquisição, tratamento e utilização do contexto e, de maneira geral, permitir o reúso de código relacionado à representação e manipulação desses dados. Como principais contribuições, tem-se: uma abstração e modelo conceitual para representar o contexto em jogos pervasivos móveis; a especificação e implementação de uma biblioteca, com base no modelo proposto, que auxilia o desenvolvimento de jogos pervasivos móveis com a manipulação de dados sensoreados e o tratamento de incertezas; e uma avaliação experimental da biblioteca apresentada, a fim de verificar aspectos como sua usabilidade, flexibilidade em implementações, facilidade de entendimento e o cumprimento de outros requisitos.