A educação brasileira vem apresentando resultados abaixo das expectativas há
algum tempo. Alguns especialistas apontam a falta de motivação dos alunos
como um dos desafios a serem enfrentados. Eles alegam que as consequências
são baixo rendimento e evasão. A gamificação aplicada à educação é uma
alternativa usada para tentar mudar esse cenário. Ela consiste no uso de
elementos de jogos no processo de ensino, para aumentar o envolvimento dos
alunos em relação aos objetivos ligados ao aprendizado. Este trabalho avalia o
impacto do uso da gamificação no ensino médio, a partir do acompanhamento
de algumas turmas de uma instituição de ensino particular. Os alunos dessas turmas usaram um aplicativo que introduziu alguns elementos ligados à gamificação. Foi realizada uma avaliação em retrospectiva, utilizando os elementos propostos na abordagem. Os resultados obtidos apontam que os elementos utilizados foram capazes de gerar estímulo para os alunos. O trabalho apresenta ainda uma avaliação qualitativa que demonstrou uma boaaceitação dos alunos aos elementos de game design utilizados na avaliação, e uma avaliação quantitativa que indica a existência de uma relação entre o uso da gamificação e um nivelamento entre as notas. Dessa forma, os resultados nos levam a crer que a gamificação pode estimular alunos e com isso gerar resultados nivelados que aqueles que estudam em um ambiente sem esse diferencial.