Os olhos fornecem informações sobre interesse, humor, atenção, sono, habilidades cognitivas, sociais, etc. A tecnologia de eye tracking possibilita o rastreamento e o registro do olhar dos usuários sobre estímulos visuais em diferentes ambientes digitais e analógicos. Essa tecnologia ainda enfrenta o fator preço como um grande impeditivo para sua ampla adoção. Mesmo as soluções open-source ainda apresentam valores, para muitos segmentos, impraticáveis. Este trabalho apresenta um sistema de rastreamento ocular embarcado em óculos utilizando componentes de baixo custo para utilização em ambiente real de sala de aula. Os experimentos para atestar a acurácia do sistema foram realizados em ambiente fechado com iluminação controlada e posicionando o usuário a diferentes distâncias dos objetos. Resultados indicaram uma taxa de acerto da solução acima de 96% para estímulos visuais de dimensões aproximadas de 50x50 cm, e erro angular médio abaixo de 1°, estando o usuário a mais de 2 m de distância do estímulo visual. A fim de atestar a aplicabilidade do sistema proposto, os óculos foram utilizados em ambiente real de sala de aula por estudantes do ensino médio. O objetivo do experimento foi comparar o comportamento ocular de estudantes do ensino presencial com o ensino online. Observou-se que os 2 grupos apresentaram um comportamento similar, com maior concentração do olhar no rosto do professor. Porém essa concentração não foi a mesma: no ensino presencial o professor recebeu 30,52% do total de fixações, enquanto que no ensino \textit{online} o percentual foi de 23,40%.