A mobilidade urbana é uma preocupação constante nas cidades que visam melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, por meio da otimização de rotas, controle dos semáforos, monitoramento das rotas, disponibilidade de frota, minimização de acidentes e de tempo de atendimento, entre outros. Nesse contexto, o conceito de cidades inteligentes visa mitigar problemas urbanos emergentes com emprego de soluções inovadoras a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas (os cidadãos). Em cidades inteligentes tem-se falado em termos como “mobilidade inteligente”, que tem se concentrado em aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços de transporte urbanos, para aprimorar o uso e a adoção de novas soluções de mobilidade, bem como aumentar a mobilidade das pessoas por meio de gerenciamento de mobilidade eficiente e investimentos em infraestrutura. Partindo deste entendimento e apostando no uso de métodos e técnicas da computação embarcada e da internet das coisas (IoT - Internet of Tings), este trabalho teve como objetivo geral propor uma modelagem para a implementação de uma Placa Veicular Inteligente (PVI). Para a modelagem adotou-se a UML (Unified Modeling Language), que se apresenta como uma linguagem de modelagem visual, semanticamente e sintaticamente rica, utilizada em projetos de sistemas de software. Como embasamento teórico optou-se pela realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura, sobre tecnologias computacionais utilizadas em cidades inteligentes para mobilidade urbana. Dessa forma, a principal contribuição desta dissertação está na proposta de modelagem de uma inovadora Placa Veicular Inteligente (nenhuma outra referência foi encontrada na literatura) que deve contribuir com a coleta e processamento de informações acerca do tráfego urbano.