O uso de IAs generativas, especialmente as \emph{Large Language Models} (LLMs), tem ganhado destaque em diversos setores, incluindo a educação em Engenharia de Software. Este trabalho investiga a integração dessas ferramentas no ensino de Engenharia de Software, com foco nos impactos percebidos na aprendizagem dos alunos. A pesquisa se baseia em uma Revisão Rápida da literatura, que destacou as principais abordagens e desafios associados ao uso de LLMs no contexto educacional. Para aprofundar a análise, foi desenvolvido um estudo de caso em que uma ferramenta de IA generativa, baseada no modelo GPT-4o, será implementada e utilizada por alunos em atividades de aprendizagem. Os resultados preliminares indicam que, embora as LLMs possam enriquecer o processo de ensino, promovendo um aprendizado mais profundo e personalizado, há uma necessidade crítica de equilibrar seu uso com estratégias que estimulem o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. A continuidade da pesquisa será direcionada para a validação dessas estratégias, a fim de maximizar os benefícios e minimizar os riscos da adoção de IAs generativas na educação em Engenharia de Software.