A presente tese, intitulada Arte e Meio Ambiente: Perspectivas e Poéticas para Educação Ambiental, investiga as relações entre arte, meio ambiente e educação ambiental, buscando compreender como a arte pode ser utilizada como ferramenta para a construção de uma consciência ambiental crítica e transformadora. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1. Análise de livros didáticos de arte: Foram analisados livros didáticos de arte do ensino fundamental, buscando identificar as concepções de arte e meio ambiente presentes nos livros, as metodologias propostas para o ensino de arte com foco na temática ambiental e as representações da natureza e da relação ser humano-natureza; 2. Entrevistas e aplicação de questionários com estudantes da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Artes Visuais: realizaram-se entrevistas com estudantes do curso de Licenciatura em Artes da UFPI, com o objetivo de compreender suas percepções sobre a relação entre arte e meio ambiente, suas experiências com o ensino de arte e meio ambiente na formação docente e suas expectativas para a atuação profissional como professores de arte com foco na educação ambiental. 3. Pesquisa-ação com estudantes de uma escola: Foi desenvolvida uma pesquisa-ação com estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Teresina, Piauí. A pesquisa-ação consistiu na realização de oficinas de arte com foco na temática ambiental, com o objetivo de investigar o potencial da arte como ferramenta para a educação ambiental crítica e transformadora. A pesquisa evidenciou que a relação entre arte e meio ambiente é complexa e multifacetada, e que a arte pode ser utilizada como ferramenta para a educação ambiental de diversas maneiras. Os livros didáticos de arte analisados apresentaram uma visão limitada da relação entre arte e meio ambiente, priorizando uma abordagem técnica e utilitária da arte e relegando a segundo plano a dimensão poética e expressiva da arte. As entrevistas com os estudantes de Licenciatura em Artes revelaram que a maioria dos estudantes reconhece a importância da relação entre arte e meio ambiente, mas que ainda há uma lacuna na formação docente em relação à educação ambiental, além de não conseguirem executar de forma adequada, o ensino de artes, por problemas estruturais nas escolas, falta de material e carga horária insuficiente. A pesquisa-ação com os estudantes do ensino fundamental demonstrou que a arte é um instrumento poderoso para a educação ambiental, pois permite aos estudantes desenvolverem uma percepção crítica da realidade ambiental, expressarem seus sentimentos e ideias sobre o meio ambiente e se engajarem em ações de cuidado e proteção ambiental. A pesquisa conclui que a arte é uma ferramenta essencial para a educação ambiental crítica e transformadora, pois possibilita aos estudantes desenvolverem uma relação mais profunda e significativa com o meio ambiente, além de estimular a criatividade, a criticidade e a responsabilidade ambiental.