O Pensamento do Ciclo de Vida (PCV) é uma abordagem sistêmica que analisa os impactos ambientais, sociais e econômicos de um produto, serviço ou processo ao longo de seu ciclo de vida. Sua incorporação no contexto educacional promove uma compreensão interdisciplinar. No entanto, sua implementação é limitada, com ênfase na Avaliação do Ciclo de Vida. Isso destaca a necessidade de um framework abrangente para orientar a integração curricular de forma abrangente. Nesta pesquisa, objetivou-se fornecer subsídios às instituições de ensino para a implementação da abordagem do PCV na formação educacional, visando sua integração nos currículos de cursos de graduação. A pesquisa foi desenvolvida em três cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí, sendo Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. A pesquisa foi conduzida conforme as seguintes etapas: (1) mapeamento dos currículos dos cursos, através da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, utilizando a análise de conteúdo, e o mapeamento dos planos de disciplinas, empregando uma ferramenta de análise “roteiro”; (2) observação da prática docente na disciplina obrigatória Ciências do Ambiente; (3) elaboração de um framework baseado no PCV, com diretrizes teóricas e práticas; e (4) seleção de disciplinas para proposição de aulas. A análise dos PPCs aponta elementos associados ao PCV e seu potencial para inclusão nos currículos, revelando similaridades e diferenças. Embora todos reconheçam a importância da responsabilidade social e ambiental, e da visão sistêmica e global, cada curso adapta esses princípios às suas áreas específicas de atuação, destacando preocupações específicas, como o ciclo de vida dos materiais, o desenvolvimento sustentável regional e a gestão de sistemas produtivos. A análise também evidencia a importância do pensamento crítico, da formação multidisciplinar e da capacidade de solucionar problemas complexos. No curso de Eng. de Materiais, destacam-se disciplinas: Aditivação e Degradação de Polímeros e Biomateriais (química verde); Reciclagem de Materiais e Ciências do Ambiente (gestão ambiental). Na Eng. de Produção destacam-se disciplinas: Logística e Cadeia de Suprimentos (logística reversa); Ciências do Ambiente (aspectos ambientais); Ergonomia e Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (impactos sociais); e Projeto do Produto e do Processo (ciclo de vida do produto). A observação das práticas docentes na disciplina de Ciências do Ambiente, relevou variações na implementação da abordagem do PCV entre os docentes, com o Docente A adotando uma abordagem mais abrangente em contraste com o Docente B, que implementou de forma pontual. Os desafios para a implementação do PCV incluem um esforço colaborativo entre instituições de ensino, professores e outros atores educacionais, incluindo investimentos em formação docente, desenvolvimento curricular e recursos adequados para apoiar práticas interdisciplinares. O framework proposto envolve duas etapas: apropriação docente e discente. A trajetória docente inclui exposição inicial, formação contínua e compreensão do tema. A trajetória discente foca na aplicação prática, visando o desenvolvimento de habilidades nos estudantes alinhadas com a perspectiva do PCV. Também foram propostos quinze temas de aulas para diferentes disciplinas dos cursos. Em síntese, os resultados da pesquisa fornecem subsídios para as instituições de ensino e professores, a fim de orientar a implementação do PCV nos currículos educacionais. Isso contribui para a formação de engenheiros, ampliando as habilidades técnicas e os capacitando a liderar soluções sustentáveis e inovadoras, alinhadas com os desafios da crise ambiental, garantindo assim um impacto positivo a longo prazo na sociedade e no meio ambiente.