A integração de conceitos de sustentabilidade, como o Custeio do Ciclo de Vida Ambiental (CCV-A), nos currículos de cursos superiores enfrenta desafios devido à sua natureza interdisciplinar. Este estudo, realizado em cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção, analisa a abordagem do CCV-A nos processos de ensino-aprendizagem, investigando estratégias de ensino e a efetividade na aprendizagem dos alunos. A pesquisa, que combinou métodos bibliográfico, documental e de campo, envolveu a análise de 133 artigos sobre o CCV-A, a análise de Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), questionários com 37 docentes e coordenadores, entrevistas com 195 estudantes e um Painel Delphi com 35 especialistas internacionais. Os resultados indicam o potencial para a integração do CCV-A nos currículos, com conteúdos como custos, impactos ambientais e indicadores econômicos se correlacionando com as competências previstas nas DCNs e PPCs. Foram identificadas abordagens para a inserção do CCV-A, como o ensino transversal, a criação de disciplinas específicas, cursos de extensão, eventos e projetos extracurriculares. Um framework foi proposto para auxiliar professores na integração transversal do CCV-A, articulando dimensões, eixos temáticos, conteúdos, disciplinas e diretrizes específicas. A análise da compreensão dos alunos revelou que a maioria deles reconhece a relevância do CCV-A, mas apresenta dificuldades em aplicá-lo na prática, o que demonstra a necessidade de desenvolver habilidades específicas para o uso da ferramenta. Foram identificados desafios e oportunidades específicos para cada curso, incluindo a necessidade de desenvolvimento de habilidades e recursos específicos para cada área de formação. Com base nos resultados, foi desenvolvida uma estrutura orientativa para a aprendizagem do CCV-A, utilizando a Taxonomia de Bloom para definir níveis de competência, objetivos de aprendizagem e programas de ensino. As próximas etapas da pesquisa incluem a realização da segunda rodada do Painel Delphi e a elaboração de materiais didáticos específicos, como apostilas, exercícios práticos e estudos de caso, com o intuito de auxiliar professores na aplicação da ferramenta em sala de aula.