A Base Nacional Curricular Comum foi criada para servir de parâmetro norteador para a educação brasileira delimitando habilidades e competências mínimas que os estudantes precisam ter no decorrer do seu percurso acadêmico. Entre os temas transversais elencados na BNCC há a exigência do estudo do meio ambiente em todas as matérias inclusive em Artes. A Educação Ambiental é um processo que reúne uma série de conhecimentos relacionados aos nossos hábitos, para que todos compreendam sua reponsabilidade na construção de um futuro mais sustentável e respeitoso com o meio ambiente onde o homem pode se servir da natureza, mas, promovendo o usufruto consciente para as futuras gerações. O presente trabalho analisou a legislação sobre Educação Ambiental traçando conexões com o ensino de Artes em Teresina, os livros didáticos utilizados em escolas públicas e particulares. Por meio de entrevistas com alunos da residência pedagógica do curso de Artes Visuais, foi possível identificar a importância de trabalhar o tema meio ambiente em sala de aula através da disciplina de artes e ainda entender como é possível estimular a consciência ambiental pelo estudo dos períodos históricos artísticos. Entende-se que a Educação Ambiental ultrapassa os ambientes escolares e depende de decisões políticas para que ela seja efetiva, mas, através da arte, que é um dos caminhos para chamar a atenção e provocar reflexões, é possível utilizar desta ferramenta para reforçar a necessidade de ações para uso responsável dos recursos naturais.