Notadamente a educação vem passando por grandes transformações para que assim possa atender de forma holística todas as necessidades dos educandos do século XXI. Dentre essas inúmeras mudanças está a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino, pois através da mesma é possível manipular diferentes ferramentas que ajudam de forma significativa a dinamização do processo de ensino e de aprendizagem. No que concerne ao ensino de Matemática é possível percebemos os inúmeros recursos tecnológicos que podem ser utilizados para o favorecimento da aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, dentre eles, o GeoGebra que é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos em um único pacote fácil de se usar. Para tanto faz-se se necessário que o professor de matemática possa utilizar no seu fazer docente essa ferramenta que o ajudará a desenvolver um ensino de Matemática eficiente e eficaz e que atenda as reais necessidades dos educandos e da sociedade. Partindo dessa assertiva julgamos imprescindível que os cursos de formação de professores de Matemática possam inserir na ementa de algumas disciplinas elencadas em seus currículos o estudo e a utilização do GeoGebra como uma ferramenta que contribui de forma significativa na formação e atuação do professor de Matemática. Diante dessa premissa a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do GeoGebra como ferramenta essencial para a formação dos professores de matemática. A pesquisa é delineada como uma pesquisa ação com abordagem qualitativa e teve como lócus o Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), especificamente o Curso de Matemática. Os interlocutores da pesquisa foram vinte e quatro acadêmicos do referido curso que estão cursando a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Para a produção dos dados foi realizado durante três dias no laboratório de informática do campus uma oficina pedagógica evidenciando o conceito, importância e aplicabilidade do software GeoGebra no ensino de Matemática por meio de atividade teóricas e práticas, além da utilização de um questionário aberto composto por quatro questões aplicado aos acadêmicos participantes da oficina. Tendo por base os dados produzidos durante todo o processo de execução da pesquisa afirmamos que de forma indubitável a utilização do GeoGebra no processo de formação de professores de Matemática contribui para o desenvolvimento de uma prática docente que vise uma formação integral dos alunos e atenda aos seus anseios como cidadãos.