Uma Reflexão sobre o Ensino de Geometria e a Arte das Dobraduras como Ferramenta de Ensino.
Ensino de Geometria, Material Concreto, Origami, Construção.
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a inuflência do uso do Origami como ferramenta de ensino na construção e aplicação de algumas definições geométricas. Primeiro fizemos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Geometria, focado na Teoria de Van Hiele do Pensamento Geométrico, abordando os níveis de aprendizado da Geometria sob a visão deste autor. Fizemos uma reflexão sobre o uso de material concreto no ensino de geometria, destacando a importância desse tipo de metodologia e o papel do professor no desenvolvimento dessas atividades, como forma de mediar a aprendizagem. Levando-se em consideração o uso de material manipulável para o ensino de geometria enfatizamos o uso de dobraduras e como sua utilização pode auxiliar na compreensão e solução de problemas de geometria. Destacamos a visão dos PCN's em relaçao a essa prática metodológica e abordamos a aplicação do Origami nas construções geométricas fazendo relação entre as dobras executadas e a formação dos conceitos com relevância nas construções voltadas para o Ensino Fundamental Terceiro e Quarto Ciclo, tais como, Ponto Médio de um Segmento, Mediatriz, Bissetriz de um ângulo, entre outras.