Neste texto, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do setor educativo do Museu do Piauí, Casa de Odilon Nunes – (MUP), localizado no Centro Histórico da cidade de Teresina, capital do Piauí. O MUP é um museu estadual, mantido pela Secretaria da Cultura – (SECULT); abriga coleções de caráter histórico, artístico e antropológico, que narram uma história do Piauí desde a Pré-história até a contemporaneidade. Para o trabalho, usamos o método da pesquisa-ação, um tipo de pesquisa social concebida e realizada com base na resolução de um problema coletivo e/ou na realização de uma ação. Especifica-se por envolver, de modo cooperativo ou participativo, pesquisadores e participantes representativos da situação. Esse tipo de método agrega várias técnicas de pesquisa social, com as quais se estabelece uma estrutura coletiva, participativa e ativa ao nível da captação de informação. Realizamos um trabalho de investigação e ação coletiva com as equipes do MUP, notadamente, a equipe de educadores que constituem o projeto educativo-curatorial denominado “Museu, a Outra Sala”, criado em 2012. Desenvolvemos, com base nos preceitos da Museologia, instrumentos de pesquisa que nos permitiram contribuir para o delinear um perfil educacional mais consistente para o Museu, que busque promover uma Ação Educativa e Cultural uníssona na instituição. Como produto e serviço, construímos uma Política Educacional, documento básico de ação, que apresenta os princípios e diretrizes orientadoras para o trabalho educativo-cultural de um museu; construímos, igualmente, uma proposta de sistema de gerenciamento da Ação Educativa e Cultural, com o intuito de promover um melhor planejamento das ações educacionais da Instituição. A partir de um mapeamento realizado no setor educativo do MUP foi possível compreender o funcionamento de sua Ação Educativa e Cultural (núcleos, profissionais, abordagens pedagógicas, recursos, potencialidade e fragilidades). Esse mapeamento foi elaborado por meio da observação participante, técnicas de grupo, entrevistas coletivas e individuais, questionários, análise documental e em revisão bibliográfica. Com base nesses resultados e na identificação de potencialidades e fragilidades na Ação Educativa e Cultural do Museu, elaboramos, além da Política Educacional e de uma proposta de sistema de gerenciamento, um conjunto de instrumentos que objetivam qualificar as ações desse setor: Mapeamento da Ação Educativa e Cultural do MUP, Apontamentos para o desenvolvimento de um Programa Educativo e Cultural e Caderno de Apoio Pedagógico para Professores, dentre outros.