O presente trabalho corresponde a uma pesquisa-ação, em andamento, inserida no Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI/UFDPar, Campus Ministro Reis Veloso, na cidade de Parnaíba, no Piauí. Utilizamos a expressão “Educação em Museus” porque, atualmente, nos processos e instituições museológicas brasileiras, a Educação é encontrada como tema de pesquisa e área de formação de profissionais, mas cujos debates e reflexões sobre a prática e propostas conceituais constitui a chamada Educação Museal como um campo de produção de conhecimentos, ainda em construção. A investigação é sobre as ações educativas desenvolvidas pelo Museu da Vila, local onde hoje fica a sede deste mestrado em Museologia que se configura como um equipamento cultural localizado, concebido e realizado para e com a comunidade da vila-bairro Coqueiro da Praia, na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí. O objetivo é construir, de forma participativa, uma proposta de Política Educacional para o Museu da Vila com base na Política Nacional de Educação Museal – PNEM, uma política pública nacional, em fase de implementação, instituída pela Portaria Nº 422, de 30 de novembro de 2017. A problematização ocorreu a partir de reflexões sobre a já operacionalização do Programa Educativo e Cultural do Museu da Vila no momento do início da elaboração do seu Plano Museológico cujas ações educativas necessitam ser norteadas por uma Política Educacional, necessitando serem sistematizadas e registradas, no sentido de se produzir uma memória institucional relacionada ao educativo. Foi iniciado um diagnóstico inicial a partir da elaboração e do preenchimento pelos mestrandos que foram responsáveis por desenvolver ações educativas em projetos e eventos no Museu da Vila, a fim de sistematizar as experiências educativas deste equipamento cultural para registrá-las em uma coleção no Tainacan, um software livre para a construção de repositórios digitais no qual foi criado o Repositório Ecomuseu Delta do Parnaíba – MUDE, um dos produtos deste mestrado profissional. A metodologia escolhida é a da Pesquisa Participante, e por isso, se busca formar um grupo de colaboradores para discutir a proposta elaborada de Política Educacional para o Museu da Vila, utilizando-se das tecnologias digitais como instrumentos de apoio para a coleta e o registro de informações, incluindo a promoção de momentos de formação participativa sobre a Educação em Museus. Ao construir uma Política Educacional para o Museu da Vila, se espera encontrar estratégias participativas para subsidiar a construção de Políticas Educacionais em museus comunitários.