Apresentamos nesse trabalho os caminhos e resultados do Projeto de Pesquisa- Ação desenvolvidos na sede do Museu da Vila, no Bairro Coqueiro da Praia, que fica a dez quilômetros do Centro da cidade de Luís Correia, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, criada por Decreto Presidencial em 1996. O planejamento do Projeto envolveu conceitos presentes na prática da Museologia de Inovação Social e no universo das Ciências Sociais Aplicadas. A atividade de intervenção ocorreu por meio de oficinas de Música, inseridas dentro de um calendário de ações que envolveu a Coordenação Acadêmica do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí e a Comunidade local. O que tornou este trabalho peculiar na promoção da cultura foi o fato de a ação se passar dentro de um Museu e articular demais valores sociais em um espaço de sonoridades, memória e de inclusão. O diálogo com a Comunidade apontou problemas sociais e ambientais e a atividade musical apresentou alternativas, como, por exemplo, a reciclagem de materiais na produção de instrumentos e na valorização do patrimônio cultural. A metodologia passou por uma interface multidisciplinar em que agregou ensino da Arte, Etnomusicologia, Educação Patrimonial, Sustentabilidade, Pesquisa participante e salvaguarda do Patrimônio. O contato com a música despertou na Comunidade possibilidades de trocas musicais e uma imersão no mundo sensível na descoberta de seus sons, ritmos e suas memórias, e em seu sentimento de proteção através das noções de sustentabilidade. A proteção e salvaguarda do patrimônio cultural estão diretamente associadas à melhoria da qualidade de vida de uma população, ao trabalho das memórias e à afirmação da identidade cultural. Essas práticas significam uma demanda social tão importante quanto qualquer outra atendida pelo serviço público. Nesse contexto, a Oficina de Música representou uma forma sensível de atrair todas as faixas etárias por meio de uma linguagem universal, a própria Música. O objetivo como ação educativa foi produzir um trabalho participativo de inclusão através de um processo vivo e dinâmico, em cujas interações buscamos construir valores, modos de percepção do mundo e conduta social.