O presente trabalho apresenta uma abordagem com vertente museológica denominada de cibermuseologia dentro de uma proposta educativa e de elaboração do Programa de Comunicação do Plano Museológico do Museu da Vila, com a participação da comunidade da Vila-Bairro Coqueiro da Praia em Luís Correia, litoral piauiense. Além disso, evidencia a importância do uso das novas tecnologias que se intensificaram com a Covid-19. Tendo como objetivo geral a criação do Programa de Comunicação do Museu da Vila com estratégias de comunicação (interna e externa) on-line e off-line para os projetos e ações do Plano Museológico com a participação da comunidade. Especificamente promover ações educativas com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), com ferramentas contemporâneas e ações e estratégias de marketing digital nas redes sociais do museu. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi necessária a combinação de diversos métodos, sendo a pesquisa descritiva, explicativa, bibliográfica, documental, etnográfica virtual, entrevistas e rodas de conversa. Como fontes para o levantamento utilizou-se livros, teses, artigos, trabalhos finais de mestrado, sites, insights das redes sociais e vídeos de streaming na internet; entre os principais autores estão Lévy (1999), Leschenko (2015), Guimarães (2019), Carvalho (2019), ICOM (2020) e SISEM/SP (2012). A pesquisa possibilitou diálogos com diferentes públicos para conseguir traçar as propostas do Plano de Comunicação, além de promover ações nas redes sociais do Museu gerando visibilidade com diversas comunidades.