Esta pesquisa em museologia, nomeadamente em documentação museológica, tem o objetivo de documentar a coleção de matrizes xilográficas da artista Yolanda Carvalho, cujo acervo possui 170 peças produzidas entre 1999 e 2023. O problema central é a ausência de uma organização documental adequada, comprometendo a compreensão da trajetória da artista e a conservação desse patrimônio cultural. Portanto, ao sistematizar a documentação da coleção de matrizes xilográficas, podemos compreender a coleção como obras artísticas e documentos relevantes para a história da artista, propondo medidas de conservação preventiva das matrizes e promovendo a divulgação virtual do acervo para completude do ciclo de documentação e salvaguarda deste acervo. A pesquisa tem natureza qualitativa, utilizando procedimentos de pesquisa descritiva, exploratória, documental e elementos da pesquisa-ação. O foco está na criação de fichas de arrolamento e catalogação do acervo, proporcionando ao artista controle e organização, e aos/às pesquisadores/as acesso às informações para disseminação e construção de conhecimentos sobre a arte da xilogravura no Brasil e no Piauí em particular. A pesquisa se fundamenta na história da xilogravura como técnica milenar de gravação e reprodução de imagens. Além disso, incorpora referências sobre a relevância da artista Yolanda Carvalho no cenário piauiense, destacando sua contribuição ao longo de quase trinta anos. Os resultados da pesquisa visam não apenas resolver o problema documental, mas também contribuir para a compreensão da obra de Iolanda Carvalho e sua importância na cultura local. As propostas de conservação preventiva e divulgação virtual buscam assegurar a salvaguarda do patrimônio e sua acessibilidade para presentes e futuras gerações de pesquisadores/as interessados/as na história da xilogravura no Piauí e sociedade em geral.