A temática do cuidado à saúde do adolescente é central na discussão e reflexão que pretendemos traçar no presente estudo. Emerge como desafio teórico-prático no âmbito da saúde a compreensão e operacionalização real do cuidado, especialmente, no domínio de atuação das equipes de Atenção Básica à Saúde.Este nível de atenção é permeado por necessidades cotidianas provindas de todas as esferas populacionais, dentre elas a de adolescentesque demandam um cuidado integral à saúde. Diante disso, tomamos como questão a materialização do cuidado à saúde a partir das experiências de adolescentes do município de Campinas do Piauí, bem como as suas ressonâncias. Para isso, elencamos como objetivo geral analisar as experiências de cuidado à saúde do adolescente no município de Campinas do Piauí.O estudo se insere na perspectiva da pesquisa qualitativa e como ferramenta para guiar o processo de investigação utilizaremos a metodologia da história de vida. O cenário da pesquisa se constitui o município de Campinas do Piauí. Os participantesserão adolescentes de realidades socioculturais variadas eprofissionais dos serviços de atenção à saúde que, de alguma forma, se relacionam ao cuidado à saúde de adolescentes no município. Pretendemos realizardois encontros com cada adolescente que objetivam à identificação e aproximação do pesquisador/participante, o entendimento dos conceitos de ‘ser adolescente’, ‘saúde’ e ‘cuidado’ pelo adolescente, o mapeamento e a compreensão dos vínculos relacionais, bem como, entender como o adolescente avalia a materialização do cuidado à saúde a partir de suas experiências.Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais dos serviços de atenção à saúde. Os procedimentos de produção e registro das informações acontecerá por entrevista semiestruturada e produção de versões de sentido. Serão analisadas por meio das narrativas dos sujeitos, sob o referencial teórico de Minayo no que diz respeito à análise de conteúdo. Esta pesquisa está em conformidade com as normas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, pautada nas Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.