News

Banca de DEFESA: JOSE FRANCISCO MARTINS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FRANCISCO MARTINS DE SOUSA
DATA: 26/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório da Física - CCN
TÍTULO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO INCLINADO COMO OBJETO DA CINEMÁTICA GALILEANA E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA: UMA REAPROXIMAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Plano Inclinado, Cinemática Galileana.
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Na presente pesquisa buscou-se reaproximar a História da Ciência do Ensino de
Ciência, através de textos históricos e da experimentação. Com o objetivo de
verificar o contexto social, cultural e político de algumas descobertas científicas
feitas por Galileu Galilei, gerando momentos de maior reflexão, crítica e motivação
no estudo da Ciência, em especial de Física, e promovendo a alfabetização
científica dos estudantes, a partir da discussão de fatos históricos essenciais no
estabelecimento da Cinemática Galileana, foi desenvolvida esta proposta didática,
resgatando o Plano Inclinado de Galileu e o contexto de suas descobertas.
Pesquisadores no Ensino de Física têm apontado a História da Ciência (SILVA,
2015; MATTHEWS, 1995; LANGEVIN, 1992) e o laboratório (ALVES, 2000;
HOTTECKE, 2000) como ferramentas em potencial, quando se trata de melhorias no
ensino de Física. Desta forma, destaca-se como produto educacional da pesquisa a
proposta didática transcrita de forma clara e objetiva com todos os elementos
necessários a uma aprendizagem duradoura, dentro de um contexto de interação
social. A proposta foi executada em cinco passos ou cinco momentos de
aprendizagem e os dados, falas transcritas dos alunos e respostas às questões
aplicadas, foram analisados segundo elementos da teoria sócio-interacionista de
Vygotsky (2008). No registro das falas tornou-se evidente a mediação entre a cultura
científica e a cultura do senso comum, executada pelo professor-pesquisador ao
participar do processo diretamente ou mesmo indiretamente, quando foi mantida
essa intervenção através dos textos históricos. O presente estudo torna-se relevanteix
ao mostrar uma Ciência como construção histórica, humana e viva, com
conhecimentos abertos e sujeitos a reformulações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Externo à Instituição - NELSON STUDART FILHO - UFABC
Interno - 1167779 - PAULO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA
Externo à Instituição - VERA BOHOMOLETZ HENRIQUES - USP

Notícia cadastrada em: 16/11/2016 08:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 19:56