A Eletricidade é um dos ramos da Física explorado, de forma tímida, no 9o ano do ensino fundamental
e um pouco mais aprofundada na 3a série do ensino médio de escolas particulares e públicas
brasileiras. Nestas, dificilmente se trabalha todo o conteúdo da série. Muitos alunos tem dificuldade
para conceber que a corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas em um fio e os efeitos
causados por ela nos dispositivos elétricos. Essas dificuldades aparecem, em diferentes situações,
entre estudantes de escolas públicas e pouco em escolas particulares. A maioria dos alunos parece
imaginar que a eletricidade só existe quando uma lâmpada acende ou quando um aparelho elétrico é
ligado. Nesta dissertação, verificamos as dificuldades encontradas pelos alunos do ensino médio em
uma escola pública de Teresina, e propomos o uso das Tecnologias da Informação e comunicação
(TICs) com um Manual de Atividades com o uso de aparelhos celulares e tablets que pode facilitar o
ensino de Física em eletricidade. As atividades foram propostas em uma sequência lógica de
conteúdos nas quais, após os alunos terem instalado os aplicativos em seus celulares, puderam
manuseá-los e construir os circuitos experimentais propostos, cada uma das quais foi iniciada com a
apresentação aos alunos de roteiros de atividades e propostas de atividades. As atividades
contemplam o uso de quatro aplicativos para serem usados em celulares que contém o programa
ANDROID ou IOS. Os programas usados são os aplicativos EVERY CIRCUIT, ELECTRODROID,
CIRCUIT JAM e ELECTRIC CIRCUIT. A sistematização e discussão dos experimentos e seus
resultados através das respostas às questões revelam as diferentes noções sobre eletricidade que
foram aprendidas pelos estudantes. As atividades são realizadas para determinar como funcionam e
como agem os elementos de um circuito elétrico, qual tipo de ligação deve ser realizada e quais das
noções apresentadas estão de acordo com o funcionamento de um circuito elétrico. O método
utilizado para investigar os resultados é simples e pode ser usado sem internet e sem o uso de
laboratórios de computação, o trabalho desenvolvido é didático-interativo e permite que as atividades
sejam realizadas em praticamente qualquer lugar. No final das atividades, fazemos a discussão dos
resultados experimentais e comparação com as expectativas dos alunos. O trabalho em sala com o
aparelho celular confronta-se com as ideias de alguns educadores, mas torna-se uma importante
ferramenta para o aprendizado de Física e consolidação de conceitos sobre a eletricidade. As
atividades foram aplicadas em uma escola do ensino médio, e os resultados observados e as
importantes observações dessa experiência tecnológica preliminar são aqui relatadas.