Este trabalho resultou de uma investigação que foi desenvolvida no curso de Mestrado
Nacional Profissional em Ensino de Física, com o objetivo de construir um aplicativo
para celulares android que desse clareza na resolução de exercícios que envolvem
aplicações das leis de Newton, sendo esta clareza baseada no que versa a Teoria de
Ausubel acerca da aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Assim, os participantes
do estudo foram os alunos de uma turma de 2o ano do ensino médio da escola
Augustinho Brandão da rede estadual de ensino na cidade de Cocal dos Alves-PI.
Para a realização da investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, por
ser considerada a que melhor se adéqua ao estudo. Para a produção dos dados foi
utilizado um Aplicativo para android produzido na plataforma App Inventor (Wolber et
al, 2011), apresentado e disponibilizado aos alunos. A aplicação do produto em sala
de aula mostrou o grande interesse dos alunos pelas novas tecnologias, contribuindo
de forma significativa para a aprendizagem dos conceitos das leis de Newton.