O trabalho aponta uma possibilidade na melhoria do ensino de física, na educação básica, através das aplicações da energia solar (equipamentos e conceitos), a fim de conscientizar os alunos da importância da utilização desse recurso energético e desenvolver um senso crítico em relação às fontes de energia utilizadas no país; Conhecer os benefícios da energia solar térmica através dos equipamentos utilizados e dessa maneira mostrar ao estudante os conceitos de física que possibilitam um melhor funcionamento desses dispositivos. Esse material foi desenvolvido para alunos do ensino médio da rede pública estadual, a fim de ampliar o desenvolvimento cognitivo do estudante, oferecendo ao professor mais uma opção de recurso didático a ser utilizado em sala de aula. No trabalho apresentamos um manual didático com informações referentes a energia solar, modelos de fogão solar e a construção de um forno solar e um secador solar caseiro. A partir desses recursos, relacionamos os conteúdos de calorimetria aos seus processos de montagem e funcionamento como uma boa opção para revisar esse conteúdo a ser estudado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e mostrar ao discente a importância da Física fora do ambiente escolar, chamada por Carl Rogers como aprendizagem significante.