A Dissertação em destaque, intitulada Proposta de Sequência Didática para o ensino e aprendizagem de ondas mecânicas no Ensino Médio, guiou-se pelo objetivo geral de elaborar e desenvolver uma Sequência Didática, como recurso metodológico, para possibilitar a apropriação do ensino de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio. Partiu do seguinte problema: até que ponto uma Sequência Didática poderá proporcionar as condições necessárias ao processo de ensino e aprendizagem do estudo de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio? Assumimos como pressuposto que o uso da Sequência Didática propicia aos estudantes participar de um mundo novo nas relações entre Física e o dia a dia destes, valorizando habilidades, como reflexão e desenvolvimento de significações acerca dos conceitos trabalhados, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e coletiva. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Identificar os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino médio sobre conceitos, as classificações e as características do estudo de ondas. 2) Desenvolver uma Sequência Didática (SD), contemplando situaçõesproblemas sobre o estudo de ondas mecânicas. 3) Verificar a partir das atividades propostas aos alunos na Sequência Didática, se houve (ou não) a apropriação dos conceitos, as classificações e suas características. A metodologia envolveu a pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa. Teve como colaboradores 15 (quinze) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Foi aplicada e desenvolvida uma Sequência Didática (Produto Educacional) com atividades teórico-práticas, envolvendo o estudo de ondas mecânicas, no ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, por intermédio da aplicação de um questionário (pós-teste). Os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, facilitando aprendizagem, despertando a curiosidade e o interesse no aluno. Ainda, é uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como
possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com que os alunos desenvolvam sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir
significados, de abstrair e de generalizar fenômenos do cotidiano. Afirmamos que a Sequência Didática não é uma ferramenta milagrosa e que vai resolver todos os problemas de ensino e aprendizagem, e sim mais um instrumento didático que pode auxiliar professores e alunos nessa tarefa de ensinar e aprender. Entendemos que houve evidências de uma aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, pois as práticas pedagógicas priorizadas utilizadas favoreceram a mudança conceitual da estrutura cognitiva dos alunos, através da interação entre as suas idéias prévias e as novas informações.