Este estudo tem como tema o desenvolvimento do “jogo didático de trilha e suas possibilidades na mediação do ensino de Óptica Geométrica”. Diante do desafio de ensinar de Física no Ensino Médio, onde são frequentes as afirmações dos alunos do quanto esta disciplina é difícil, propusemos uma forma dinâmica e atrativa para o ensino de Óptica Geométrica, por meio da mediação e com a utilização de instrumentos e signos com base na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Através do lúdico possibilitado pelos jogos didáticos, é possível despertar no aluno o interesse pela aprendizagem de forma intensificada e envolvente (MACEDO; PETTY; PASSOS, 2005). Sendo possível diversificar o ensino, dando ao estudante a possiblidade de aprender por meio de outra abordagem, e possibilitando ao professor se desvencilhar do tradicionalismo a partir do uso de metodologias lúdicas, envolvendo o aluno e o cativando para aprender Física. A pesquisa foi desenvolvida na escola pública CETI João Henrique de Almeida Sousa, localizada na cidade de Teresina-PI, em uma turma da segunda série do Ensino Médio. Foram realizados
onze encontros formativos para o desenvolvimento dos conceitos de Óptica Geométrica, sendo os dois últimos encontros destinados à aplicação do Produto Educacional, e a avaliação do mesmo. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que o ensino da Óptica Geométrica através da mediação de um jogo didático, se mostrou uma excelente estratégia, capaz de envolver e motivar os alunos, despertando interesse e possibilitando a interação entre os mesmos na busca da aprendizagem. Em última análise, os alunos avaliaram o jogo didático, sua construção e regras, de forma satisfatória, ressaltando que todos estes aspectos foram fundamentais para gerar interesse pela atividade proposta e pelo conteúdo de Óptica Geométrica.