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Banca de DEFESA: FERNANDO ALVES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO ALVES DE ANDRADE
DATA: 10/03/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: Uma Proposta de Estratégia Didática Incorporando Elementos de História e Filosofia da Ciência a partir dos Processos de Eletrização
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Processos de Eletrização. História. Filosofia.
PÁGINAS: 360
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O presente trabalho é uma proposta de uma estratégia didática que incorpora elementos de História e Filosofia da Ciência a partir dos Processos de Eletrização, como uma possibilidade de enfrentamento de diversas contradições da modernidade no contexto educacional. Para tal empreitada atentamos para uma proposta de explicação de conjunto a partir da mediação dos sujeitos históricos com os instrumentos materiais criados para se estudar os fenômenos elétricos como uma das condições necessárias para as alterações nas estruturas mentais desses sujeitos e que permitiu a consolidação da teoria da eletricidade nos moldes como a conhecemos hoje, enfatizando o papel mediador dos dispositivos conhecidos como máquina elétrica, Garrafa de Leyden e pilha voltaica. Além disso, as narrativas históricas elaboradas pretendem evitar algumas construções textuais típicas das narrativas recorrentes em História e Filosofia da Ciência que historicamente tiveram forte influência do Operacionalismo, da Lógica Formal, do Positivismo e do Neopositivismo. Como parâmetro norteador da discussão histórica temos uma articulação da proposta temporal da longa, média e curta duração, e como parâmetro da discussão filosófica, temos uma aproximação com o Realismo Científico de Mario Bunge. Além disso, o elemento teórico que proporcione uma fundamentação pedagógica é perseguido no materialismo histórico e dialético. A proposta teórica do presente trabalho visa a superação de algumas formas de experimentar o devir da ciência, bem como também superar a dicotomia estanque entre as perspectivas internalista e externalista da História da Ciência, no contexto do Ensino da Teoria da Eletricidade, com ênfase nos Processo de Eletrização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785903 - BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
Externo ao Programa - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo à Instituição - OLIVAL FREIRE JUNIOR - UFBA

Notícia cadastrada em: 11/02/2021 10:27
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