O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática orientada por experimentos simples, por meio de simulações via PhET (Physics Educacional Technology), um software que foi desenvolvido pela Universidade do Colorado, Estados Unidos, de fácil acesso e que traz simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência. Seguindo várias atividades para que os professores possam usar em suas aulas, onde os mesmos poderão fazer alterações de acordo com a realidade escolar ao qual os seus alunos estarão inseridos. Com a finalidade de identificar as habilidades cognitivas dos alunos através de um ambiente virtual sobre a associação de resistores em circuitos elétricos, despertando o interesse dos mesmos para o ensino de Física, sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. Além disso, objetivamos que tal proposta possibilite e oriente os professores do ensino médio, através de uma Sequência Didática, a empregarem uma metodologia diferente na sala de aula capaz de identificar as dificuldades dos alunos sobre os conteúdos de circuitos elétricos, utilizando um ambiente virtual. Inicialmente aplicamos um questionário diagnostico (pré-teste) nos alunos com a finalidade de averiguar se os mesmos possuíam subsunçores a respeito do conteúdo abordado. A metodologia de aplicação do produto educacional ocorreu de forma hibrida, tanto presencialmente quanto online, abordando os conteúdos de: lei de ohm; resistores, associação de resistores em série, associação de resistores em paralelo e associação mista de resistores, especialmente a Ponte de Wheatstone. No primeiro momento, foi apresentado os conteúdos por meio de explicações de forma oral, utilizando, projeção, resumos, esquemas, imagens e simulações criadas no software PhET. Na segunda etapa, foram entregues aos alunos os roteiros de construção dos circuitos elétricos para que os alunos construíssem os circuitos e respondessem os questionamentos pertencentes ao roteiro. Após o término da aplicação foi solicitado aos alunos que eles respondessem um questionário (pós-teste) com a finalidade de avaliar o produto educacional. Através dos resultados obtidos em função das respostas fornecidas pelos alunos verificamos a importância em relacionar a teoria com a prática no processo de ensino, bem como, a importância em proporcionar momentos em que os alunos possam participar ativamente desse processo. Levando-se em conta o que foi observado, notamos que o aluno começa aprender inicialmente por recepção, devido às explicações e orientações do professor para construção dos circuitos e explanação dos conteúdos em que os mesmos iriam utilizar para a elaboração de seus próprios circuitos. Ao construírem e testarem cada circuito conectando os conteúdos vistos em sala de aula com os existentes dentro do simulador, bem como, com os seus conhecimentos prévios, eles irão aprender por descoberta, testando e avaliando os circuitos que eles mesmos construíram. Por isso, o simulador PhET, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma e significativa.