O Ensino no Brasil enfrenta muitos desafios, sendo que na escola pública estas questões ganham contornos de drama, pelos graves problemas do nosso sistema educacional. Com o Ensino de Física, tem um agravante inerente á disciplina, que é a dificuldade de assimilação dos conceitos físicos e da representação em linguagem matemática. Nesse contexto, a robótica educacional apresenta-se como ferramenta de ensino e aprendizagem para amenizar esse problema, pois possui forte impacto motivacional. Nesse sentido, este estudo tem como tema a robótica educacional aplicada ao ensino de física e foi desenvolvido com base na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que é baseada na organização e integração de uma nova informação na estrutura cognitiva do aprendiz. Assim, busca-se apoiado por aparato de pesquisa responder a pergunta norteadora deste estudo: De que forma a utilização da robótica educacional com Arduíno contribuirá para motivação e aprendizagem significativa das Leis de Newton na 1ª série do Ensino Médio? Para estruturar nosso estudo, levando em conta nossa problemática e o embasamento teórico adotado, traçamos nosso objetivo geral: analisar as contribuições da aplicabilidade da robótica educacional com Arduíno para motivação e aprendizagem significativa das Leis de Newton na 1ª série do Ensino Médio. Para execução da Sequência Didática, além das atividades remotas assíncronas, realizamos 16 (dezesseis) encontros presenciais, que iniciamos com a aplicação do pré-teste, em seguida a reprodução de projetos básicos de robótica, a montagem e aprimoramento do robô de sumô, aplicação do pós-teste e por último a competição entre os robôs de sumô. Isto posto, consideramos como caracterização da pesquisa uma abordagem qualitativa, descritiva e método indutivo. Como participantes do estudo foram escolhidos alunos da 1ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Padre Delfino, em Timon-MA. Nesta pesquisa utilizamos como instrumentos de produção de dados: pré-teste, pós-teste e o diário de campo, onde foram registrados os dados obtidos através da técnica de observação participante. Como procedimentos de análise de dados utilizamos o método Análise Textual Discursiva, que se ajusta preferencialmente com a pesquisa qualitativa. A análise dos dados apontou dificuldades dos participantes para evoluírem dos conceitos intuitivos para os conceitos newtonianos. Porém, entendemos que a Sequência Didática, utilizando robôs de sumô, logrou êxito, pois produziu um forte impacto motivacional na maioria dos participantes do estudo.