Este trabalho tem como propósito a construção de uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no terceiro ano do ensino médio com o uso de experimentação. Ela é composta por quatro passos. O primeiro passo diz respeito a comentários sobre equipamentos ou eletrodomésticos que fazem parte do dia a dia dos alunos. Nesta primeira parte, a intenção é vincular o assunto que será discutido em aula com algum fato que ocorra realmente ao redor dos discentes e que lhes seja de fácil visualização. No segundo passo realiza-se um experimento. A função do experimento é mostrar aos estudantes o fenômeno físico que permitefuncionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi usado como comentário de introdução no passo 1. O terceiro passo contém a explicação teórica dos fenômenos físicos. Nesse terceiro passo, explica-se de modo teórico os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi
usado como modelo. O último passo é a montagem do mapa conceitual. A orientação para a confecção do mapa conceitual é para que seja o mais objetivo possível de modo a facilitar a aprendizagem. Como inspiração, usou-se a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Sendo assim, a montagem da sequência didática foi feita de forma que possa se transformar em uma estrutura cognitiva para os alunos. Nessa estrutura, o subsunçor de maior hierarquia é o experimento, ou seja, o experimento é a “ideia-âncora”. A primeira parte da sequência, que fala sobre equipamentos ou eletrodomésticos da vivência dos alunos, foi pensada para que se tenha condições de fazer uma ligação entre uma nova estrutura cognitiva, que seria o assunto da aula, com um subsunçor que já exista na mente dos alunos, que no caso, seria um equipamento ou eletrodoméstico que eles sempre estão vendo e/ou manipulando. Um outro papel do experimentofazer com que eles sempre possam se lembrar da aula e do que foi ensinado quando estiverem diante de algum aparato que se usa do mesmo fundamento mostrado. Na aplicação da sequência didática foram feitas três avaliações e os resultados mostraram que houve eficácia da sequência didática junto aos alunos. As avaliações foram feitas de modo escalonado. A primeira foi para apurar conhecimentos prévios, a segunda foi para verificação do que foi apreendido e a terceira foi feita de questões puramente objetivas de vestibulares. O desempenho dos alunos foi muito bom. Em resumo, este trabalho tem como base a teoria da aprendizagem significativa e se usa de experimentos que refletem coisas do dia-dia.