Este trabalho investiga o uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino das leis de Newton, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e resgatar a cultura nordestina. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, onde o autor enfoca a necessidade de considerar os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos entendimentos. Ausubel ressalta que a aprendizagem significativa ocorre quando novas informações são integradas de forma substancial e não-arbitrária com os conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, o estudo explora a relação entre a linguagem do cordel e a assimilação dos conceitos físicos. Também se fundamentou em autores como Piaget, Freire, Ausubel e Novak, Saviani, Machado, Nussenzveig, Alves, Lima, além de outros que também foram fundamentais. A pesquisa envolveu a aplicação de um produto educacional intitulado "As Leis de Newton em Cordel" em sala de aula, seguida de análise qualitativa e quantitativa dos resultados por meio de questionários pré e pós-aplicação. Este estudo contribui para a reflexão sobre estratégias de ensino da Física e reforça a importância de adotar abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa dos alunos e promovam a construção significativa do conhecimento. Além disso, destaca a relevância do contínuo desenvolvimento profissional dos professores e a importância de adaptar as práticas educacionais para atender às necessidades específicas dos alunos, especialmente em contextos de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados indicam um aumento significativo no entendimento dos alunos após a utilização do material, evidenciando sua eficácia como ferramenta de ensino. Além disso, o estudo sugere que o uso do cordel pode ser estendido para outros temas da Física e áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais envolvente e significativa.