A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PHET COMO MATERIAL DE APOIO AO
PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Experimentos virtuais, PhET, aprendizagem significativa, Física
Experimentos virtuais são objetos de aprendizagem que utilizam softwares
específicos para simular a realização de experimentos reais, com a vantagem de
possuírem baixo custo, se comparados com os laboratórios reais, uma vez que a
maioria das escolas possui um laboratório de informática. Estes experimentos têm
sido cada vez mais utilizados no ensino de Ciências da Natureza constituindo-se
como uma ferramenta que facilita o processo de ensino-aprendizagem dos
conteúdos, funcionando como um elemento mediador entre o professor e os alunos.
Por acreditar na importância da implementação dos experimentos virtuais como uma
estratégia de ensino capaz de auxiliar os alunos na construção de conhecimentos
significativos, utiliza-se neste trabalho o software livre Physics Educacional
Technology (PhET) Interactive Simulations da Universidade do Colorado, que
produzem e divulgam simuladores educacionais para o ensino de ciências. O estudo
foi realizado com professores de Física da Rede Estadual de Ensino da Cidade de
Cocal – PI e com professores de Física da Rede Federal de Ensino da Cidade de
Cocal – PI, mas precisamente do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Cocal, no ano de 2016. É fundamentado na
teoria da aprendizagem significativa de (Ausubel, 1982) que propõem a valorização
dos conhecimentos prévios dos alunos permitindo estabelecer, construir e
reconstruir esses conhecimentos. Com a utilização do software livre PhET, elaborou-
se um produto educacional, que consiste em um Guia de orientações para
professores de Física utilizar as simulações interativas do PhET em sala de aula,
propiciando assim uma maior efetividade para que ocorra efetivamente o processo
de ensino aprendizagem.