Devido a grande dificuldade envolvendo conceitos físicos e matemáticos e entendendo a necessidade da escola se adequar à nova realidade da educação, mais próxima do corpo discente e de sua realidade social, o estudo de outras formas de abordagem da Física se faz necessário. Nesse trabalho é relatado um arranjo experimental em forma de Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a fim de verificar em que medida essa proposta contribuiu para o aprendizado com alunos da 1ª Série do Ensino Médio da escola CEJA Lúcia Bayma localizada na cidade de Codó-Ma. Para tal foram utilizados sensores reflexivos do Arduino acoplados a um plano inclinado com o intuito de aferir o tempo da passagem de um móvel e posterior à verificação desses dados, a análise desses para calcular os valores de velocidade, aceleração em relação ao ângulo de inclinação sem esquecer dessa relação com a altura, tudo isso as vistas do conteúdo programado de Cinemática, Dinâmica e Energia. O objetivo da proposta descrita não é de comprovar leis ou fórmulas e sim ver a aceitação e a interatividade dos alunos de modo que possam interpretar os conceitos estudados e aplica-los em seu cotidiano através da experimentação e situações problemas em sala de aula. Mas, será que esta abordagem contribui para facilitar o ensino/aprendizagem de conteúdos mais profundamente, tornando-os significativos? Tomando como base a teoria pragmatista de John Dewey e o método ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) através de uma pesquisa de
natureza aplicada de objetivo descritiva analisada qualiquantitativamente chegou-se a parâmetros conclusivos que esta forma de metodologia ativa possibilitou um alto grau de envolvimento dos estudantes, resultando em ótimos índices nas avaliações aplicadas.