Atualmente, o ensino de Física nas escolas encontra diversas dificuldades, a maior entre elas, a falta de motivação dos alunos. A Física como disciplina escolar é pouco atraente para grande parte dos alunos, visto que a dinâmica das aulas de Física se restringe em apresentar os assuntos do conteúdo programático por meio de resoluções de problemas, muitas das vezes sem conexão com o cotidiano. Buscando melhorar esse panorama, propomos uma sequência didática organizada na forma de uma unidade de ensino potencialmente significativa para ensinar conceitos de termologia com a utilização do Arduino como elemento motivador a fim de estimular o interesse pela Física e potencializar a aprendizagem significativa dos alunos por meio da abordagem pedagógica construcionista, permitindo aos alunos desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões, tornando-os os agentes no processo de aprendizagem, interferindo e construindo o conhecimento, aproximando-lhes da Física como ciência. Para esse estudo, optou-se pelo uso do microcontrolador Arduino na aplicação da sequência didática pela facilidade de aquisição aliada à disponibilidade de referências e a ferramenta de desenvolvimento apresentar-se na forma de software livre. Os resultados mostraram que o uso de uma sequência didática aliada a experimentos com o uso do Arduino se constitui de uma unidade de ensino potencialmente significativa com expressiva contribuição no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Termologia.